segunda-feira, 24 de março de 2008

NÚCLEO DE TEATRO DO OPRIMIDO (NTO - PORTO)

O Teatro do Oprimido surgiu no Brasil nos anos 60 pela mão do teatrólogo Augusto Boal e é um método com várias técnicas, nomeadamente, o teatro-fórum, teatro-imagem, teatro invisível, teatro legislativo, entre outras.

Este método sistematiza exercícios, jogos e técnicas teatrais com o objectivo da desmecanização física e intelectual dos participantes permitindo o “ensaio” de alternativas para situações da vida quotidiana. Desta forma, o TO procura criar condições práticas para que o indivíduo se aproprie dos meios de produzir teatro ampliando as suas possibilidades de expressão. Uma característica fundamental do TO é estabelecer uma comunicação directa, activa e participada entre espectadores e actores. Boal fala mesmo do “espect-actor”, remetendo para a ideia de o individuo poder alternar entre fases de espectador da acção e de actor dessa mesma acção “exercitando-se para a acção na vida real e tomando conhecimento das possíveis consequências das suas acções”.

Esta é uma das ferramentas de intervenção privilegiadas da PELE, nomeadamente através do seu Núcleo de Teatro do Oprimido (NTO-Porto)

2 comentários:

Anónimo disse...

... sim eu sei que é imperdoável só agora vir dar os parabéns mas a moça tem andado meia meia :)
Parabéns!
sim, serei a sócia nº1

fotógrafa disse...

Muito interessante...
sempre tive uma vontade enorme de fazer teatro, em tempos....ainda fiz algumas peças num teatro amador, mas depois fiquei por aí...rsrsrs
mas ainda estou vivinha da silva...e...quem sabe???rsrsrs
Abraço