quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

"NASCEMOS DA ÁGUA E À ÁGUA VOLTAREMOS"


AUDITÓRIO HORÁCIO MARCAL, JUNTA FREGUESIA PARANHOS, PORTO.
9 E 10 JANEIRO 2009 ÀS 21H30.

11 JANEIRO 2009 ÀS 16H30.


O Espectáculo "NASCEMOS DA ÁGUA E À ÁGUA VOLTAREMOS" é o resultado final do Projecto COMUNICARTE, co-financiado pelo INR - Instituto Nacional para a Reabiltitação, do Misnistério do Trabalho e da Solidariedade Social e Associação de Surdos do Porto desenvolvido em parceria com a PELE ao longo de 80horas.

Sinopse:
De movimentos silenciosos fazem-se os percursos dos rios. Desde que nascem rasgam a terra movidos pela vontade de chegar, com o desejo de escrever o seu caminho no leito que lhes molda a forma do corpo que são. Esse correr lento dos dias onde os caminhos levam-nos à descoberta de nós mesmos, em todos os outros que somos.




quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

"PRETO ÀS CORES" ESPECTÁCULO PARA A INFÂNCIA


Porque é que eu não sou igual a ti? Porque que me deixaram aqui sozinho? Por que é que não vejo a tua cor? Afinal de que cor somos? Não seria o mundo mais triste se todos tivéssemos a mesma cor? O respeito pelas diferenças e diversidades como património de uma sociedade plena de cidadania é a base deste Espectáculo. A proposta é viajar através do LIVRO e da leitura pelas História quase esquecidas que nos levam para um mundo de fantasia onde as emoções têm cores diferentes que se mesclam numa paleta de vida, onde até o PRETO é ÀS CORES.

PRETO ÀS CORES é um espectáculo para a Infância com base no conto de Hans Christian Andersen, "O Patinho Feio", obra sugerida pelo Plano Nacional de Leitura para o 1ºCiclo do Ensino Básico.

Este projecto parte do princípio de que o teatro cria espaços onde se estimula a imaginação, a sensibilidade, a inteligência, entre outras dimensões, contribuindo para o desenvolvimento global do ser humano. Usando esta potencialidade, o objectivo central deste projecto teatral passa pela promoção do auto e hetero-conhecimento estimulando as relações interpessoais e a aceitação das diferenças.

Apresentações:
5 Dezembro 2008 13.30h e 14.30h, EB1 Vilarinha, Porto.

13 Dezembro 2008 16h , FÁBRICA - Rua da Alegria 341, Porto.
18 Dezembro 2008 10h, Auditório de Aldoar, Porto.

ESPECTÁCULO DISPONÍVEL PARA ITINERÂNCIA

NTO em Simpósio Educação para os Direitos Humanos

O NTO-Porto irá participar no Simpósio "Educação para os Direitos Humanos em Portugal: ver o presente, pensar o futuro" organizado pela Rede de Educação para os Direitos Humanos. Este Simpósio irá realizar-se no dia 10 de Dezembro (60º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos) em Lisboa na Associação Zé dos Bois.
O NTO-Porto irá dinamizar uma oficina intitulada "Educação para os Direitos Humanos e Teatro do Oprimido" pelas 14h30m. Os facilitadores desta oficina serão 2 elementos do NTO-Porto e 2 elementos de dois grupos que têm supervisão do NTO-Porto (Grupo Projecto "Terço em Movimento" e Grupo Projecto "(O)usar & ser Laço Branco" - Escola Superior de Enfermagem de Coimbra).

OFICINA DE TEATRO DO OPRIMIDO - SANTIAGO COMPOSTELA

O Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto - NTO orientou uma Oficina de T.O. nos dias 29 e 30 de Novembro em Santiago de Compostela. Desta Oficina resultaram duas cenas apresentadas ao público com os temas: Assédio e Abuso de Poder Laboral.